quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SUPERVISÃO DE CÉLULAS

Supervisão de Líderes
de JCG Agosto 2010 Newsletter, www.joelcomiskeygroup.com
Todos nós já ouvimos a velha história de que você tem de fracassar três vezes no ministério de células até conseguir fazê-lo funcionar. Um dos meus fracassos foi na igreja na cidade de Long Beach em 1983 a 1989. Começamos em uma casa e iniciamos várias células em 1984. As células acabaram morrendo porque eu acreditava que elas funcionariam sozinhas, sem minha ajuda. Outro fracasso que experimentei cedo foi na primeira igreja em que servi no Equador em 1990. Começamos cinco grupos e os deixamos se arranjando sozinhos. A maioria deles morreu rapidamente, mas pelo menos uma durou, e durou tanto tempo que finalmente se tornou cancerosa porque havia briga e fofoca no grupo.
Um dos elementos essenciais que estava faltando em ambos os casos foi a supervisão. Aprendi por meio da experiência a verdade contida nas palavras de David Cho: "O papel mais importante no ministério de células é o do líder de seção (supervisor)". A pesquisa de doutorado de Jim Egli confirmou as palavras de Cho. Ele descobriu que a supervisão era o fator chave por trás de igrejas em células saudáveis que produzem fruto. Aqui estão algumas razões por que um líder de célula precisa de um supervisor:
Desânimo: Satanás vem com sua aljava carregada para atirar flechas de desânimo e dúvida no coração de líderes de célula. O papel do supervisor é ouvir atentamente e então encorajar os líderes de célula a seguir em frente.
Deficiência nutricional: Alguns líderes de célula simplesmente têm de ser lembrados de habilidades chave na liderança como ouvir, preparar perguntas, arrumar as cadeiras na casa, silenciar o participante que fala demais, orar por outros etc. Novamente, o papel do supervisor é fundamental para ajudar o líder a resolver essas questões.
Problemas pessoais: Muitos dos problemas do líder de célula não têm nenhuma relação com a célula. O líder está, na verdade, com dificuldades na sua vida pessoal (por exemplo, família, finanças, saúde etc.). O supervisor é chamado a pastorear líderes e ministrar sobre suas necessidades.
Pecado secreto: Satanás quer que os líderes de célula não apenas pequem, mas que também escondam seus pecados de outras pessoas. Às vezes o supervisor pode perceber que algo está errado com o líder, mas não tem como abordá-lo.Há um torpor. Uma fuga. Lembro-me de ter supervisionado um líder que havia parado de compartilhar em profundidade, mantendo nosso relacionamento num nível superficial. Mais tarde, descobri que ele estava tendo um caso, e nós pedimos que deixasse sua posição de liderança. A única maneira de saber esse tipo de coisa é gastando tempo com o líder.
Espírito de Absalão: Absalão era o filho errante do rei Davi que o sucedeu conquistando o coração de Israel para si (2 Samuel 15). Alguns pastores rejeitam o ministério de células como um todo porque temem que possa surgir um Absalão. O espírito de Absalão pode ser evitado quando cada líder estiver sob o olhar atento de um supervisor. Um bom supervisor percebe os sintomas de rebeldia e os aponta antes que possam afetar outros de maneira negativa. Desse modo, o supervisor desempenha o papel de um pastor, atento aos que estão sob seus cuidados.
Necessidades ministeriais específicas de membros da célula: Líderes de célula com frequência se defrontarão com necessidades ministeriais em uma célula que são muito delicadas e difíceis. Os líderes de célula precisam de um supervisor para compartilhar essas necessidades e para orar com a pessoa necessitada.
A supervisão mantém o ministério de células saudável, como um jardim bem cuidado. Sem ela, as ervas daninhas sutilmente começam a tomar conta e absorvem todos os nutrientes. Não importa em que altura você está na sua jornada de células, a supervisão consistente é essencial para a saúde e o crescimento a longo prazo.
JOEL COMISKEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário