sexta-feira, 13 de agosto de 2010

REUNIÃO DA EQUIPE DE LIDERANÇA CENTRAL

Escrevo este artigo em Winnipeg, Canadá. Estou aqui há quatro dias falando em uma conferência no Centro Internacional de Adoração, uma notável igreja em células que tem 80 células e 800 membros (pastor Junie Josue). Falei aos pastores e líderes nos primeiros dois dias, mas no terceiro dia o pastor Junie me pediu que falasse à sua vida e à vida de seus líderes. Uma das coisas essenciais que eu disse a Junie foi que se concentrasse na sua equipe de liderança central, que consiste de cinco casais da rede de células que supervisionam as oitenta células (com a ajuda de supervisores sob cada rede). Disse a ele que invista a maior parte de seu tempo com esses líderes centrais, desenvolvendo o relacionamento com eles e supervisionando o sistema de células por meio deles.
Eu encorajo pastores titulares, como Junie, a se reunir com a maior frequência possível com essa liderança central (semanalmente é o ideal, mas reunir-se quinzenalmente também funciona). Em relação ao que é feito nessa reunião com a liderança central, recomendo o seguinte:
1. O pastor titular fala à vida de seus líderes chave. Ele compartilha o que Deus lhe está revelando por meio das Escrituras e então pede à equipe cerne que reaja ao que compartilhou. Também é excelente orar uns pelos outros e ministrar às necessidades mutuamente.
2. Revisem o progresso das células. Creio que o ideal é que cada líder dessa equipe tenha estatísticas que mostrem:
- uma lista de cada célula com a frequência na célula da semana anterior e qualquer outra informação pertinente
- os nomes dos que estão fazendo o trilho de treinamento e qual o estágio em que estão no trilho
- o objetivo da célula para o final do ano.
Eu encorajo cada líder da equipe central a falar a respeito da rede de células que está sob seu cuidado, destacando as células que estão enfrentando dificuldades, aquelas que estão prontas para se multiplicar, vitórias espirituais de líderes de célula e necessidades urgentes. A beleza dessa abordagem é que a equipe de liderança é capaz de pastorear a igreja toda por meio da estrutura de células.
Depois de discutir as células, a equipe pode então passar a tratar da asa do atacado da igreja, como o(s) culto(s) de celebração, vários ministérios e assuntos relativos ao calendário. Na minha experiência, uma reunião normal de liderança dura cerca de duas horas.
Joel Comiskey
(International Cell Church Forum - 02.06.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário