quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O DISCÍPULO E O DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE CRISTÃ

A vontade de Deus para nós, como discípulos do Mestre, é o nosso crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito Santo, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã. A oração de Paulo pelos colossenses e sua visão de crescimento espiritual manifestada aos efésios mostra isso:.."não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento de sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus". "....Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo".(1)
Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra, e assim ordenou aos seus discípulos:"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"(2)
Embora não exista uma fórmula para a maturidade cristã, diariamente você pode buscá-la. A seguir são enumeradas algumas sugestões que, colocadas em prática, muito auxiliarão a você que deseja prosseguir em direção à maturidade, a fim de que também possa ajudar outros a crescerem espiritualmente.
1.INTEGRE-SE EM SUA IGREJA
É fundamental que você participe dos trabalhos de sua igreja, para que haja crescimento espiritual. Algumas coisas só são possíveis quando estamos integrados na igreja. Por exemplo: É na igreja que aprendemos a sã doutrina, recebemos treinamento eficaz, adoramos e louvamos ao Senhor, enquanto mantemos comunhão uns com os outros; é na igreja que somos despertados para as oportunidades de trabalho para o Senhor e nos preparamos para cumprir o propósito de Deus para as nossas vidas.
A igreja é tão importante que Cristo a amou e a si mesmo se entregou por ela(3). Além do mais, Deus escolheu a igreja para que realizasse seu plano de redenção.(4).Portanto, envolva-se completamente na vida e nas atividades de sua igreja.
2. ESTABELEÇA UM MOMENTO DEVOCIONAL DIÁRIO (A sós com Deus )
Cultivar um momento de comunhão com Deus será de fundamental importância se quisermos ter uma vida de crescimento espiritual. Será um momento quando deixaremos Deus falar pela sua palavra e falaremos com ele pela oração e pelo louvor. Será um tempo de comunhão com Cristo.Escolha um bom local, salvo de interrupções, e use para isso pelo menos 15 minutos diariamente pela manhã, à tarde ou à noite. Aprenda a ter comunhão diária com Deus como algo prioritário para sua vida.
2.TENHA FOME E SEDE DA PALAVRA DE DEUS
O conhecimento da Palavra de Deus está intimamente ligado com o crescimento espiritual do discípulo. Pouco conhecimento, pouco crescimento; muito conhecimento, muito crescimento. Os grandes homens de Deus foram homens que amaram a Bíblia, tendo-a lido várias vezes. Alguns estudos têm mostrado que : assimilamos de 10 a 15% quando ouvimos; de 15 a 25% quando lemos; de 50 a 60% quando estudamos; de 60 a 80% quando meditamos, e em torno de 100% quando memorizamos. Portanto, a memorização de textos bíblicos é de vital importância para o crescimento do cristão, pois assim o Espírito Santo poderá aplicar as verdades divinas em sua vida diária e conceder vitórias espirituais.
Leia a Bíblia toda sistematicamente. Sublinhe e memorize os versículos vitais ao seu crescimento espiritual. É importante que você escolha um método de leitura completa da Bíblia. Veja alguns textos que mostram a importância da Palavra habitar sempre em nós: Sal. 119:9-16,105.
4. DESENVOLVA UMA VIDA CONSISTENTE DE ORAÇÃO
Outro elemento vital para a vida abundante e a maturidade cristã é a oração. É por meio dela que mantemos comunhão com Deus. Aprendemos a orar , orando. Jesus ensinou a importância da oração a seus discípulos. A oração eficaz deve incluir vários elementos: adoração, confissão, intercessão, petição.(5).
A Bíblia nos aponta os impedimentos à oração eficaz: incredulidade, motivação errada, orar pouco, sem insistência, pecados não confessados, estar fora da vontade de Deus.(6).Deus deseja realizar grandes coisas em sua vida a partir de suas orações.
5. CONHEÇA E PERMANEÇA NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS
A oração do discípulo de Jesus deve ser : ".....seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu".Davi escreveu: " Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu".(7). Deus tem um plano para cada área de nossa vida.Ele promete dar-nos sabedoria para que possamos discernir a sua vontade. Grande parte do que Deus deseja de nós com relação a pensamentos e atitudes já foi revelado em sua Palavra. A medida que o discípulo estuda e conhece a Palavra, ele também conhecerá a vontade de Deus.
6. VIVA SOB O SENHORIO DE CRISTO
Jesus Cristo deve ser o centro da vida de todo discípulo. É na área da plena submissão à sua vontade e total obediência à sua Palavra, que o senhorio de Cristo se estabelece. Viver sob o senhorio de Cristo significa negar a si mesmo, a morte do ego, e isso é um ato de deliberada escolha própria. Só assim daremos liberdade total para que o Espírito Santo possa viver a vida de Cristo em nós. A igreja de hoje está carecendo urgente de discípulos que aprendam a obedecer a Cristo, custe o que custar.
7. OBTENHA VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO E O PECADO
As tentações e o pecado nos vêm de 3 fontes básicas: a carne, o mundo e satanás. Há 4 coisas que nos garante a vitória: a oração, a Palavra de Deus, a dependência do Espírito Santo e a nossa ação.
a) A CARNE
Em nossa carne "não habita bem algum", diz o apóstolo Paulo.( 8).Há uma luta constante entre a velha natureza (a carne) e o espírito.(9).A solução de Deus para a carne é a cruz de Cristo:"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado".(10).É andando no Espírito que temos a vitória sobre a carne, pois ele faz morrer as obras da carne.(11). A Palavra de Deus nos recomenda vigiar, orar e fugir das tentações.(18).
b) O MUNDO
Em sua oração por nós, Jesus disse: "Não rogo que os tires do mundo, mas que os livre do mal". O objetivo do mundo é fazer-nos conformar com seus valores e princípios, produzindo uma influência graduada e profunda em nossas mentes e em nossa maneira de viver, afastando-nos de Deus. Livros, revistas e alguns dos programas de rádio e TV são os maiores responsáveis por essa influência altamente prejudicial a uma vida de santidade. A Palavra de Deus é muito clara a respeito do mundo: "Não ameis o mundo"; "O mundo inteiro jaz no maligno"; "Infiéis, não sabeis que amizade do mundo é inimizade contra Deus?" "E não vos conformeis com a este mundo..."(13)
c) SATANÁS
Satanás é o adversário do crente. Ele é homicida, mentiroso e pai da mentira. A Bíblia mostra Satanás em ação, levando o homem a pecar. Os crentes devem conhecer as ciladas do Diabo e os meios de vencê-las."Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós".(14).Para isso, aproveitemos os recursos que Deus coloca ao nosso dispor, tomando toda a armadura de Deus.(15). A ordem divina é resistir.

 Texto extraído

Nenhum comentário:

Postar um comentário