sexta-feira, 10 de abril de 2015

VIDA PLENA E NÃO RELIGIOSA
Texto Lucas 14.33
Você pode ser uma religioso/a, ou um/a discípulo/a de Jesus Cristo. São duas posturas que aparentemente têm muito em comum, mas se distanciam por diferenças gritantes. Em primeiro lugar, convém ressaltar que o grande projeto de Jesus era o desenvolvimento de uma comunidade de discípulos. Eles disse: “...Vão e façam discípulos de todas as nações.” (Mt 28.19).
Os primeiros discípulos entenderam que as “Boas Novas” de Cristo não deveriam ficar restritas a um grupo fechado de pessoas, por isso logo começaram a compartilhar as verdades de Deus por toda a parte, apesar do ostracismo e perseguição que enfrentavam. Para eles a “vida cristã” era muito mais do que uma simples aceitação de princípios ou rituais religiosos. O Espírito Santo, que os levou à conversão, também levou-os a uma experiência comunitária por meio da qual os novos convertidos cresciam na fé e no conhecimento de Cristo.

Em outras ocasiões, Jesus fez mais afirmativas sobre discipulado cheias de implicações muito sérias: “qualquer de vocês que não renunciar a tudo que possui não pode ser meu discípulo.” (Lc. 14.33). e “com isto todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (Jo. 13.35)DISCIPULADO

Jesus sempre usou a palavra discípulo para se referir aos seus seguidores/as. Ele nunca usou expressões como “adeptos” ou “membros de minha seita”. O termo discípulo tem conotação de alguém que anda nos passos de um mestre. Todo discípulo é um imitador de seu mestre, que acaba ficando parecido com o seu orientador.
O mundo está repleto de “cristãos”. As igrejas estão lotadas de adeptos, de religiosos/as. No entanto, infelizmente, muitos/as ainda não se tornaram autênticos/as discípulos/as.

Jesus advertiu que muitos/as que se dizem seguidores/as, no dia do juízo ouvirão: “Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno.” ( Mt 24.41). Eles ouvirão esta sentença mesmo alegando que realizaram curas, maravilhas e sinais em nome de Jesus ( Mt. 7.21-22). O Senhor ainda nos previne dizendo que no meio do trigo cresceria o joio e que em nosso meio surgiriam falsos profetas.

Então, o que é um discípulo autêntico? É uma pessoa que está a caminho da semelhança de Jesus, ávida por aprender e aplicar as verdades que Jesus ensinou à sua própria vida, e para ajudar outros a conhecerem e crescerem na fé cristã. O conceito de discipulado não está ligado a “status”, ou a uma categoria. É algo dinâmico. É um contínuo caminhar na direção das qualidades do caráter de Cristo. Não se dá por encerrado quando atingimos uma certa idade ou alcançamos determinado grau de maturidade. É um processo que deve fazer parte de todos os nossos dias.
Discípulo” pode ser entendido por aprendiz. Entretanto, em grego a palavra discípulo se refere a alguém que aprende experimentando e praticando. Trata-se de uma pessoa que não se dedica apenas a pensar, mas também a praticar o que aprende de seu mestre. A Bíblia nos diz que Deus quer que sejamos parecidos com Jesus. Vejamos o que nos diz Romanos 8.29. Discipulado é um processo pelo qual o caráter de Cristo é moldado na vida daqueles/as que procuram andar com o Senhor, dia a dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário