sexta-feira, 10 de abril de 2015


 FAZENDO DISCÍPULOS: DANDO EXEMPLO

Texto Tiago 1.22-25
Antes de querer fazer discípulos, devemos verificar se somos discípulos. É preciso deixar que o Evangelho “vire carne” em nossa vida. Em outras palavras, é preciso viver aquilo que pregamos. No discipulado, o exemplo é fundamental. As pessoas que iremos discipular estarão sempre de olho em nosso comportamento, em nossas ideias, opiniões e, sobretudo, estarão atentas para as nossas atitudes. O Evangelho que Jesus mandou levar a todas as pessoas deve ser verdade primeiramente em nossa vida: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração.” ( Mt 11.29).
Mansidão e humildade não eram uma teoria ensinada por Jesus. Mansidão e humildade foram duas qualidades de caráter que qualquer um podia enxergar em Jesus. Consideremos agora o que o Paulo tem a nos dizer: “Irmãos, unam-se em seguir o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.” ( Fl 3.17); “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Atentem para o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.” (Hb 13.7).
Discipulado pressupõe demonstração. Jesus nunca pediu que seus discípulos fizessem alguma coisa que Ele tivesse feito antes para dar-lhes o exemplo. Vejamos o que Jesus disse: “Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam o que eles dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.” ( Mt 23.2-4).

O discipulado que Jesus ensinou baseia-se no desenvolvimento de um relacionamento mais íntimo com Deus que, entre outras consequências práticas, deve nos levar a ter uma atitude mais solidária para com as pessoas ao nosso redor.

Uma das marcas do discipulado cristão é o amor mútuo. A comunhão é essencial na vida dos discípulos, como nos ensinam vários textos do Novo Testamento:

1.Aceitem-se uns aos outros. (Rm 15.7);

2.Que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. ( 1Co 12.25);
3.Edifiquem-se uns aos outros. (1Ts 5.11);
4.Ensinem e aconselhem uns aos outros. (Cl 3.16);
5.Sirvam uns aos outros. (Gl 5.13-14);
6.Levem os fardos pesados uns dos outros. ( Gl 6.2);
7.Sejam mutuamente hospitaleiros. ( 1Pe 4.9);
8.Orem uns pelos outros. ( Tg 5.16).



“Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, nãos endo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem aventurado o que realizar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário