OS
MOTIVOS PARA O CASAMENTO
Mateus 19.3-6
Nesse texto, em vez de voltar a
Deuteronômio, Jesus voltou a Gênesis. Voltou ao que Deus fez quando institui o
primeiro casamento ensina, por afirmação, o que Ele imaginava para um homem e
uma mulher. Ao construir uma casamento segundo o padrão ideal de Deus, não é
preciso preocupar-se com o divórcio.
A única coisa que não é considerada “boa”
na criação foi o fato de um homem estar sozinho ( Gn 2.18). A mulher foi criada
para suprir essa necessidade, preencher uma lacuna na criação!. Adão não
poderia ter comunhão com os animais, é evidente! Precisa de uma companhia que
fosse sua igual e com a qual pudesse experimentar a plenitude.
O casamento permite a perpetuação da
raça humana e do sonho de Deus para ela. “Sede fecundos, multiplicai-vos” ( Gn
1.28) foi o mandamento de Deus ao primeiro casal. Desde o começo, Deus ordenou
que sexo fosse praticado dentro da reelação comprometida do casamento. Fora do
casamento, o sexo torna-se uma força destrutiva, mas dentro do compromisso
amoroso do matrimônio, pode ser criativo, abençoador, curador e construtivo.
O casamento, segundo as Escrituras, é
uma das formas de evitar pecados sexuais ( 1 Co 7.1-6). É evidente que um homem
não deve se casar apenas para legalizar seus desejos sexuais! Aquele que se
entrega aos desejos da carne antes do casamento, certamente, continuará a fazer
o mesmo depois. Esse tipo de pessoa não deve ter a ilusão de que o casamento
resolverá todos os seus problemas pessoais com lascívia. Porém, o casamento é a
forma que Deus criou para homem e a mulher desfrutarem, em conjunto, os prazeres
físicos do sexo.
Paulo usa o casamento como ilustração da
relação intima entre Cristo e a Igreja ( Ef 5.22, 23). Assim como Eva saiu da
costela de Adão ( Gn 2.21), também a Igreja nasceu do sofrimento e morte de
Cristo na Cruz. Cristo ama a sua Igreja, Ele a purifica, cuida e a nutre com
sua Palavra. A relação de Cristo com Sua Igreja é o exemplo a ser seguido por
todos os casais, em especial, pelos maridos!
Outro texto que merece nossa analise, na
mesma direção, é Gênesis 2.24, quando Senhor instruí sobre o união de homens e
mulheres. Nele existem duas principais palavras hebraicas para o termo “um” yachid,
que significa “singular”, “absoluto”, ou “indivisível”, e a palavra “echad”
que transmite o sentido de “unido”, “composto”, ou “ligados”. O sentido
de “echad”
é encontrado na orientação do Senhor a Israel em Dt 6.4-5.
Este uso de “um” revela-nos a unidade de
Deus na adversidade. Gênesis 2.24, promove um entendimento similar dos seres
humanos. O Senhor unido é o padrão da unidade de Eva e Adão. O homem não deve
esmagar a mulher, fazendo dela uma escrava, para que assim os dois possam se
tornar um.
A mulher não precisa desaparecer como uma
mulher, para que os dois possam se tornar um. Não, eles mantêm suas personalidades
singulares, sua sexualidade e suas qualidades de alma. Eles são mais, juntos,
do que a soma das suas partes. Eles e tornam echad, pois, essa é a proposta de
Deus!
FONTES DE
REFERÊNCIAS
MILLER, Darrow L. Mulher – A mão que
Balança o Berço e Rege o Mundo; Curitiba, Publicações Transforma, 2015;WARREN W. Wiersbe Comentário Bíblico Expositivo – Novo Testamento 1, Santo André, SP, Geográfica Editora, 2006.
pastorlugon@hotmail.com
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