segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MATURIDADE EM CRISTO

MATURIDADE EM CRISTO


(Filipenses 3.4-14)

INTRODUÇÃO

Para muitas pessoas, o caminho e a forma da Maturidade Cristã, ainda não está bem definida. Conceitos errados ainda estão impressos em suas mentes, e vivem por esses conceitos. Eis alguns conceitos morais que contribuem para a maturidade cristã, mas não são “Maturidade Cristã”.
1. VALORES MORAIS: Muitos pesam que ser um cristão maduro significa ser uma pessoa casta, honesta, íntegra, comprometida, responsável com as próprias obrigações e com certo grau de heroísmo em suas ações e renúncias, principalmente em se tratando de serviço cristão. Viver desta forma é bom e digno, mas ser um cristão maduro não é apenas isso.
2. CONHECIMENTO TEOLÓGICO: Para outros ser um cristão maduro é ter a capacidade de articular bem a teologia e a doutrina cristã, principalmente se for de uma corrente mais conservadora. O zelo pela Palavra de Deus, a firmeza das convicções, a segurança na proclamação e defesa da fé cristã evangélica. Creio a maturidade cristã passa por esse caminho mais não se restringe somente a isso.
3. COERÊNCIA ESPIRITUAL: Outros ainda pensam que a verdadeira maturidade cristã acontece quando tudo se transforma em experiências concretas e pessoais por meio do poder do Espírito Santo, a moral deixa de ser um simples moralismo para se transformar numa manifestação viva do poder de Deus. Assim, pecadores são transformados em santos e o conhecimento, zelo e defesa da verdade cristã deixam de ser realidades intelectuais e se transformam em testemunho vivo e poderoso da graça de Deus. Concordo com isso, mas a questão da Maturidade Cristã vai um pouco mais além.

4. ESTABILIDADE EMOCIONAL: Outros ainda pensam que a maturidade a cristã está vinculada com um tipo de “bem estar” emocional. Ser uma pessoa emocionalmente bem resolvida, realizada, que não carrega sentimentos e culpa, que goza de relacionamentos mais “profundos” e superou as suas próprias limitações. Isso traz algumas contribuições, mas ainda não alcança o propósito de Maturidade de Cristã.
CONCLUSÃO: O Caminho para a Maturidade Cristã: O Apóstolo Paulo passou por tudo isso, e não chegou a Maturidade Cristã por meio disso.
• Ele tinha valores morais: (Fp 3.4-5) “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim”.
• Paulo tinha conhecimento teológico: (Fp 3.5) “hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu”.
• Ele tinha coerência espiritual: (Fp 3.6) “quanto ao zelo, perseguidor da igreja”.
• E ele tinha estabilidade emocional: (Fp 3.6) “quanto à justiça que há na lei, irrepreensível”.
Mas tudo ele considerou como perda (Fp 3.7-8), pois a verdadeira Maturidade Cristã, está em deixar para traz tudo aquilo que traz justiça própria, todo o esforço moral soberbo, todo o legalismo e zelo que possa atrair algum status. A verdadeira Maturidade Cristã é prosseguir no caminho tendo diante dos olhos, “o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". O crescimento e amadurecimento espiritual não é fruto de algum ajuste psicológico ou sociológico, de uma boa formação teológica ou do domínio das doutrinas bíblicas; muito menos de um volume de experiências sobrenaturais na bagagem espiritual. Amadurecer implica em caminhar perseverantemente em direção a Cristo, de tal forma que Sua vida gloriosa seja vivida por nós pelo poder do Espírito Santo. É anular a si mesmo, e permitir que Cristo viva em nós. E isso começa quando aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida. Você quer recebê-lo em seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário