quinta-feira, 31 de maio de 2012


ACOLHEI-VOS MUTUAMENTE
QUEBRA GELO
Você já se sentiu acolhido/a por pessoas ou grupo? Qual foi a sua reação?
Texto:1 João 3.18
PONHA EM DISCUSSSÃO

Nenhum outro grupo de época era igual à igreja primitiva (a do 1º século depois de Cristo), quanto à mistura de raças, de formações religiosas e de classes sociais. Ali, na mesma igreja, se encontravam judeus, bárbaros, gregos, escravos e livres, ricos e pobres.
Essas pessoas traziam para dentro do corpo de Cristo as mais variadas formações educacionais e culturais, divergentes pontos de vista sobre a vida e diferentes escalas de valores.
NOSSO AMOR PELO PRÓXIMO
Da mesma maneira que Cristo nos amou a nós, assim é que devemos amar-nos uns aos outros, mesmo com nossas diferenças. Fazendo isto (somente com o poder do Espírito Santo, é claro), obedecendo aos mandamentos do N.T. que nos mostram como devemos tratar uns aos outros e o que fazermos uns pelos outros; isto é, aos mandamentos recíprocos. “Filhinhos, não amemos de palavras, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1Jo 3.18).
O MANDAMENTO
O mandamento do Senhor através de Paulo se encontra em Rm 1.7 “Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus”.
DEFINIÇÃO
ACOLHERMO-NOS UNS AOS OUTROS significa aceitarmos os nossos irmãos em Cristo, livremente, sem constrangimento ou reservas. A principal ideia do mandamento é que nós, os cristãos, devemos aceitar para dentro da nossa comunhão toda pessoa que afirma ser Cristo o seu Senhor, mesmo existindo falhas visíveis na conduta, lacunas no seu conhecimento ou compreensão das Escrituras, ou mesmo diferenças de opiniões sobre pontos menos essenciais da doutrina. Isto não é o mesmo que aprovar tais falhas, lacunas ou divergências. Significa, isto sim, que aceitamos a pessoa como discípulo de Cristo, porque afirma sê-lo, com o propósito de ensiná-lo “guardar todas as coisas” que o Senhor Jesus ordenou. Pode ser que venhamos a descobrir, depois, que admitimos um falso irmão, ou que o irmão se ponha rebelde contra a vontade do Senhor, e um caso destes tenha de ser excluído. Mas a Bíblia não nos autoriza a rejeitar grande parte dos que procuram unir-se ao nosso grupo a fim de criarmos uma imagem de infalibilidade na admissão de membros.
EXEMPLO
“Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o possuísses para sempre; não já como escravo, antes, acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão de ti, quer na carne, quer no Senhor. SE PORTANTO ME CONSIDERAS TEU COMPANHEIRO, RECEBE-O COMO SE FOSSE A MIM MESMO”. (Fm 15.17)
EXEMPLOS NEGATIVOS
“Escrevi alguma coisa à igreja, mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, NÃO NOS DÁ ACOLHIDA... e, não satisfeito com estas coisas, NEM ELE MESMO ACOLHE OS IRMÃOS, COMO IMPEDE OS QUE QUEREM RECEBÊ-LOS E OS EXPULSA DA IGREJA” (3Jo 9.11)
“Tendo chegado a Jerusalém (Saulo), procurou juntar-se com os discípulos todos, porém o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo”.  (At 9.26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário