terça-feira, 16 de agosto de 2011

VIDA DEVOCIONAL


Vida devocional não é a mesma coisa que momento ou hora devocional. Vida devocional é estilo de vida, é comportamento do dia a dia, é hábito ( positivo) arraigado na vida, no coração. Não um só “momento devocional” ou simplesmente uma “devocional”. Não é cânticos, leitura bíblica, oração, uma palavra de testemunho ou mesmo uma breve aplicação prática do texto bíblico lido. Não se trata de um “mini culto” acompanhado de uma meditação emocionante da Palavra. Não amados, vai além, muito além. Vida Devocional é vida com Deus, é um estilo de vida.
            É bem provável que alguns de nós nos pequemos perguntando, às vezes, por que as nossas orações parecem não passar do teto. Ou até mesmo pensando que Deus não nos atende. Quem sabe até não já duvidamos do amor de Deus, do Seu desejo profundo de manter comunhão conosco e nos abençoar poderosamente, como resposta a essa comunhão.
            A verdade é que Deus deseja tanto esse momento de comunhão conosco quanto nós temos necessidade de estar com Ele. Porém, ter necessidade de algo não significa, necessariamente, ter desejo por aquilo. Nós precisamos de comunhão com Deus, precisamos de Seu amor, Sua graça, Sua presença, Seu agir por nós. Mas, em primeiro lugar, precisamos nos achegar a Ele, cultivar amizade, relacionamento, e isto só é obtido através de uma vida devocional proveitosa.
            Relacionamento é a palavra chave. Vida devocional nada mais é que relacionamento com Deus, onde o adorador conhece o caráter de Deus e os propósitos de Deus para a sua vida e para o Seu povo. Assim como o culto doméstico ( esquecido por nós) tem a ver com devoção familiar de todos os membros da família juntos adorando a Deus e aprendendo de Sua Palavra, a vida devocional tratada nesta lição tem a ver com o culto pessoal, devoção pessoal diante do Pai.
            Richard J. Foster, autor do mundialmente consagrado livro “Celebração da Disciplina, publicado no Brasil pela Editora Vida, diz o seguinte sobre a Vida Devocional com Deus:
  • Para Ele a superficialidade é a maldição de nosso tempo. As pessoas do nosso tempo andam à busca da satisfação instantânea. Que a necessidade mais urgente hoje não é de um número maior de pessoas inteligentes, ou dotadas, mas de pessoas profundas;
  • Um dos grandes problemas do homem moderno é o vazio espiritual. A superficialidade. A palavra de Deus, como alternativa, convida-nos a sair da superficialidade para o viver nas profundezas. Devemos ser a resposta a um mundo vazio.
  • A intimidade de Deus é para seres humanos comuns: pessoas que tem empregos, que cuidam dos filhos, que lavam pratos e cortam grama, que passam o dia “pegando no pesado”. Elas são melhor vivenciadas e expressas nas conjunturas comuns da vida humana: em nossos relacionamentos com o marido ou com a esposa, como nossos irmãos e irmãs, com os filhos/as ou com nossos amigos e vizinhos.

Passo pela vida como um transeunte a caminho da eternidade, feito à imagem de Deus mas com essa imagem aviltada, necessitando de que se lhe ensine a meditar, adorar, pensar

Nenhum comentário:

Postar um comentário