quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DEUS É FIEL

Êxodo 33.12-33
No dia 16 de julho de 1054 aconteceu o primeiro cisma( divisão) na Igreja, causando divisão entre Igreja Oriental e Ocidental. Passaram-se 959 anos desde que este fato histórico aconteceu.
Em 31 de Outubro de 1517, deu-se mais uma divisão na Igreja com o movimento liderado pelo frei agostiniano Martinho Lutero, que foi excomungado da Igreja por combater falsas doutrinas. Se as autoridades eclesiásticas tivessem ouvido Lutero, a história seria contada de forma diferente. Lutero, bem como Wesley, nunca desejou fundar uma nova igreja. Wesley tinha medo que esta nova igreja, pudesse se tornar em uma religião “morta e sem propósitos.” Outras divisões na Igreja aconteceram nos séculos seguintes e continuam acontecendo nos dias atuais.
A causa principal da mutilação da Igreja é a infidelidade do ser humano para com  o seu Deus e Salvador. Apesar disso, no entanto, Ele continua sendo Fiel em Seus propósitos e promessas.
Quando o povo no deserto construiu, ergueu e adorou o bezerro de ouro, tornando-se infiel a Deus, ele não respondeu com a mesma moeda, pelo contrário, manteve-se fiel em seus desígnios e perdoou àqueles/as que se arrependeram. Da mesma forma Ele continua demonstrando sempre de nova a sua fidelidade àqueles/as que foram remidos/as em Cristo Jesus, fazendo deles/as filhos/as e herdeiros/as da vida abundante e eterna.
Apesar da infidelidade humana que continua provocando divisões no cristianismo e mutilando a Igreja, o nosso Deus fiel nos abençoa com a Palavra, sacramentos e ministérios. E o faz através de da Sua presença, de pessoas comprometidas com o reino e com Igrejas, verdadeiramente, cristãs onde a verdade é ensinada com eficácia e responsabilidade.

Minha oração:

Obrigado Pai, pois, a Tua fidelidade se renova a cada novo dia. Perdoa nossa fraqueza humana que tem causado tantas divisões em Seu Corpo. Ajuda-nos para que, firmados na Sua Palavra, alcancemos a unidade em Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário