terça-feira, 3 de abril de 2012

PROJETO MISSIONÁRIO SAÚDE E VIDA. IGREJA METODISTA EM CARLOS PRATES



1.1  – PROPÓSITO
Anunciar um Evangelho criativo, eficaz e integral, impactar a comunidade onde a igreja está inserida, através de serviços prestados à luz da Palavra de Deus.
1.2  – OBJETIVO
Propiciar condições para transformar as situações adversas que têm afligido a comunidade nas várias áreas da vida: saúde física, emocional, relacional, conjugal, familiar, pessoal e ganhar almas para Jesus.
1.3  – META
Ganhar 800 pessoas nos próximos 04 anos. O projeto será desenvolvido a curto, médio e longo prazo.

2 – PÚBLICOS ALVO
Comunidade próxima à Igreja. Apenas moradores do bairro Carlos Prates.
2.1 – NECESSIDADES SENTIDAS: Conflitos conjugais, vícios, descrença, violência doméstica, traumas emocionais, atraso no aprendizado escolar e dificuldade de acesso aos serviços de assistência à saúde e bem-estar em áreas especializadas.
2.2 - NECESSIDADES REAIS: Libertação de pecados arraigados, cura à infidelidade conjugal, conhecimento da Palavra e do amor transformador de Jesus. Ainda percebemos a falta de preparo para a vida.
2.3 – CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO ALVO: O público constituído por uma população mista econômica, cultural e religiosa.

3 – DESENVOLVIMENTOS DO PROJETO
Através do serviço voluntário, envolvendo profissionais liberais da igreja, instituições, órgãos públicos, ONGS e da comunidade, serão oferecidos inicialmente serviços como aconselhamento conjugal e familiar realizado por psicólogos; assistência médica; fisioterapia para a terceira idade; além do anúncio de um evangelho eficaz, relevante e criativo, que possibilite uma vida plena, digna e saudável da comunidade. Também será oferecido um atendimento especial às gestantes, sendo seis atendimentos mensais, com os seguintes profissionais: um/a nutricionista, um/a enfermeiro/a, um/a psicólogo/a, um/a pediatra, um/a obstetra e um atendimento pastoral.
Num segundo momento serão oferecidos reforço escolar, teatro para jovens e atendimento odontológico.
O projeto acontecerá nas dependências da igreja, no edifício de educação, inicialmente aos sábados e posteriormente durante toda a semana, de acordo com a demanda e disponibilidade dos profissionais e voluntários.
Os recursos utilizados serão provenientes basicamente de doações, estando a administração da igreja incumbida de arcar com despesas mínimas estritamente necessárias ao desenvolvimento do projeto.



4 – RESULTADOS QUE QUEREMOS ALCANÇAR
Possibilitar àqueles/as que participarem do projeto uma melhora significativa em diversas áreas da vida. Fazer com que a igreja tenha uma presença marcante, relevante e eficiente na comunidade e que as pessoas alcancem vida plena e digna diante de Deus, conhecendo e vivenciando o evangelho que cura, salva e liberta.

5 – JUSTIFICATIVAS – PLANO REGIONAL DE AÇÃO MISIONÁRIA
*      O local para a igreja agir missionariamente é o mundo, ambiente de vida, com sua múltipla manifestação. Portanto, “há necessidade de conhecer o bairro, a cidade, o campo, o país, o continente, o mundo e os acontecimentos que os envolvem, porque e como ocorrem e suas conseqüências. Plano para Vida e Missão da Igreja Metodista (PVM). Isto inclui conhecer a maneira como as pessoas vivem e se organizam, são governadas e participam politicamente, e como isto pode ajudar ou atrapalhar a manifestação da vida abundante.
*      A missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se com a comunidade e se torna instrumento da novidade do Reino de Deus. (Mateus 4.16-24; 2.18-20)
*      Desafiar a criação de projetos na área urbana, no contexto de uma Igreja de Dons e Ministérios, que fortaleçam a vida familiar, abrindo os espaços dos lares e das dependências da igreja local para oração, comunhão, partilha, evangelização e serviço.
*      Incentivar e preparar a membresia para testemunhar e exercer a dimensão pública da fé em órgãos e em serviços prestados, individualmente e coletivamente, no exercício da cidadania.
*      Abrir o espaço físico da igreja (parado durante a semana) para a utilização da comunidade, de forma com que o local seja um recurso de apoio para cuidado da saúde e melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário