quarta-feira, 15 de junho de 2011

PODEMOS SER FELIZES

Podemos Ser Felizes
2 Co 12. 5-10
Introdução
Você conhece a alegria de ser usado por Deus? Conhece a alegria de viver exatamente da forma como Ele o criou para viver? Conhece a alegria de caminhar pela fé, caminhar em obediência dia a cada dia? Se não conhece esse tipo de alegria, então, definitivamente, não conhece a alegria.
a) Vamos meditar hoje em como podemos experimentar a felicidade que vem de Deus e a alegria que vai além das circunstâncias.
b) Quando alguém lhe pergunta se você é feliz, o que você diz? Você pensa acerca da questão e responde dizendo que sua vida vai bem?
c) Para muitos, é fácil a primeira abordagem. Porém, se você parar para pensar, talvez tenha dificuldade em definir o que é ser feliz ou o que é felicidade?
d) Quem estuda esse assunto tem descoberto que uma vida com significado traz felicidade.
e) Felicidade não é uma matéria que tem a ver com o que você tem, mas como você se sente com aquilo que tem.
Quais algumas das formas pelas quais podemos acessar a alegria e ser feliz?
1.  Por Meio da Obediência. João 15:10-13. Quando seguimos a Cristo, mesmo pelo vale, mesmo a ponto de depor nossa vida, podemos experimentar completa alegria. da Obediência.
2.  Ao Estar na Presença de Deus. Salmo 21.6.
a) Você já descobriu essa alegria? É muito difícil desenvolvermos essa lógica. Porém, quando passamos por uma enfermidade, somos envolvidos pela presença de Deus e experimentamos a alegria que surge diante da lógica. Não temos que esperar até que a crise nos force a parar e sentar para desfrutarmos da presença de Deus. Se tomarmos tempo, Ele promete satisfazer-nos
com alegria.
b) Comece o dia escolhendo estar na presença de Deus. Declare seu amor por Jesus e peça a guia do Espírito Santo. Se escolhermos esse caminho, por mais provas que tivermos, teremos tranquilidade para atravessá-las e alegria que vai além das circunstâncias, porque Deus  está no controle de nossa vida.
3.  Mediante Recebimento do Conforto de Deus. 
Salmo 94.19.
a) Como é bom saber que temos um Deus que conforta  e que nos trata de maneira individual em todas as circunstâncias. Saber que para Deus não existe uma multidão, mas somente uma pessoa, é algo que nos dignifica e nos valoriza profundamente.
“Ele ‘sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas.’ Sal. 147:3. As relações entre Deus e cada pessoa são tão particulares e íntimas, como se não existisse nenhuma outra por quem Ele houvesse dado seu bem amado filho.”
b) Que bom é saber que Deus cuida de mim e envia Seu conforto diariamente a minha vida.
4.  Ao Relembrar o Que Deus Tem Feito. Salmo 126.3.
a) A alegria está intimamente relacionada com a gratidão: aquele senso de estar bem com tudo o que a gente tem. Quando compreendemos o quanto Deus nos tem dado mesmo merecendo ou não, nos movemos para mais perto do que é ser feliz. Olhe ao seu redor. Por que não
agradecer pelo carro que está funcionando, uma igreja para amar e trabalhar, uma boa saúde, filhos saudáveis, a habilidade de poder ver e ler a Palavra de Deus, o dom do sorriso, possibilidades que não tem fim. Quando você orar tente isso: Cada dia pense em cinco novos motivos para agradecer a Deus. Tenho certeza que você sempre encontrará. E, se isso não ocorrer, Deus certamente Se encarregará.
6.  Por Meio da Perseverança. Dificuldades ocorrem a todos.
O que quer que ocorra, seja perseverante. Para aqueles que não desistem quando a situação fica difícil, Deus promete:(ler Salmo 126.5 e 6).
a) Perseverar é o segredo de qualquer vitória. Persevere quando suas orações forem atendidas. Persevere quando suas orações não forem atendidas. Persevere quando tudo estiver mal. Não podemos impedir todas as dificuldades, mas podemos escolher olhar para cima e atravessar as situações difíceis com Deus e cultivar a alegria que vem do alto.
b) Talvez nunca alcancemos a felicidade absoluta. Mas, na medida em que buscamos a paz de Deus e Sua ajuda acima de todas as coisas, não importando com o que aconteça conosco, seremos capazes de dizer o que o apóstolo a Paulo disse: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” (Fp. 4.11).

Conclusão
Podemos ser felizes com Jesus, basta permitir e aceitar que Deus desenvolva em nós uma vida diferente e com mais significado.
Rev. Roberto Lugon

Nenhum comentário:

Postar um comentário