segunda-feira, 12 de julho de 2010

A VISÃO DA VARA DE AMENDOEIRA

A VISÃO DA VARA DE AMENDOEIRA
Jeremias 1.11-12
Sabe-se muito pouco da vida anterior de Jeremias, fora do que é dito no capítulo 1.1-3 de seu livro. Ele nasceu provavelmente por volta do ano 640 a. C., em Anatote, na terra de Benjamim, cerca de cinco quilômetros a nordeste de Jerusalém. Descendia de sacerdotes e seu ministério profético durou mais de 40 anos. Harrison comenta: “Jeremias se destaca entre os profetas hebreus por causa da dimensão em que revelou seus sentimentos pessoais. Os outros faziam suas profecias sem dizer muito do que se passava dentro deles, mas Jeremias revela seu coração turbulento de homem que foi escolhido um pouco contra a sua vontade para ser o arauto de Deus em sua geração”.
A vara de amendoeira foi a primeira visão de Jeremias após o seu chamado. “Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.11-12). É significativo o fato da primeira visão de Jeremias está associada ao zelo de Deus no cumprimento de sua palavra. Mas o que a visão da vara de amendoeira tem a ver com o significado dela, ou seja, em Deus velar sobre a sua palavra para cumpri-la?
Há um jogo de palavras no texto de Jeremias 1.11-12 que só fica claro no texto original. Em hebraico o substantivo “amendoeira” (shaqed: “aquele que acorda”) e o verbo “velo” (shoqed: “eu velo sobre”) são provenientes da mesma raiz hebraica. Entretanto, isso não é tudo. A amendoeira é a primeira árvore a florescer na primavera do Oriente Médio. O que Deus está dizendo a Jeremias é que, do modo como o ramo da amendoeira é o primeiro a florescer, a despertar, ele (Deus) faria o mesmo em relação à sua palavra.
A visão ilustra a prontidão com que Deus cumpre suas promessas. Assim como os primeiros botões da amendoeira anunciavam a primavera, a palavra pronunciada por Deus apontava para seu rápido cumprimento. E quem já leu todo o livro de Jeremias sabe como Deus cumpriu e cumpriria à risca tudo que prometeu acerca do cativeiro Babilônico e outras profecias.
A Bíblia inteira mostra como Deus é zeloso no cumprimento de sua palavra. “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js 21.45). “Porque eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá e não será retardada; porque, em vossos dias, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o SENHOR Deus” (Ez 12.25). “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra” (Mt 5.17-18). “A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24.44).
Obs: todas as outras árvores podem falhar, mas a amendoeira jamais falha, assim como a palavra do Senhor, ela é infalível! A vara de amendoeira tem também a capacidade de gerar duas flores numa única vara, uma rosa e outra branca, uma é doce e a outra amarga, assim como a nossa vida. temos sempre duas historias pra contar uma triste e outra amarga! Mas a flor branca que é a amarga, se nós a mastigar-mos vamos perceber que no final ela tem um gosto de azeite!
A amendoeira, o arauto da primavera, tem um grande poder de regeneração, sem precisar de podas.
Bibliografia:
PETERSON, Eugene, CORRA COM OS CAVALOS, EDITORA ULTIMATO, VIÇOSA. MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário